terça-feira, 18 de junho de 2013

O Vampiro

Os vampiros, assim como os zombies, fazem parte do folclore e das mitologias antigas, desde os Akhkharu da Suméria e de Lilu, da demonologia da antiga Babilónia. Um dos Akhkharu, Lilitu, apareceu mais tarde na mitologia judaica como Lilith. O jiang shi chinês, o deus egípcio Sekhmet e a Lamia grega também apresentam comportamentos vampíricos. Lilitu A maior parte do corpus narrativo relativo aos vampiros provém do folclore da Europa de Leste (especificamente o Eslavo). Nestas histórias, os vampiros são normalmente os corpos reanimados de suicidas, criminosos, feiticeiros maléficos ou ainda vítimas de mortes violentas. Acreditava-se que matavam as suas vítimas sugando-lhes o sangue, ou estrangulando-as ou ainda sentando-se em cima delas e sufocando-as. Crenças Causas ou sinais de vampirismo: - nascer com a cabeça coberta com a membrana do saco amniótico - nascer com cauda - quando se foi concebido em determinados dias - morte não natural - excomungação - rituais fúnebres inadequados - ter cabelo ruivo - morte de gado numa dada área - um corpo exumado que tenha cabelo e/ou unhas a crescer, ou sangue na boca e uma tez rosada - um terceiro mamilo - nascer prematuramente - ser o sétimo filho, se todos os outros são do mesmo sexo - nascer ilegítimo - ser o bebé de uma mulher que evitou comer sal enquanto grávida - um estado de decomposição anormal três anos após a morte - morrer sozinho - um gato que salta sobre uma sepultura - comer carne de uma ovelha morta por um lobo - ser amaldiçoado Maneiras de matar ou evitar um vampiro: - colocar um crucifixo no caixão - colocar blocos debaixo do queixo do cadáver - pregar as roupas do cadáver às paredes do caixão - colocar serradura no caixão ou outros pequenos objectos no caixão (contá-los seria uma distração para o vampiro até à madrugada!) - trespassar o cadáver com estacas ou espinhos - enterrá-lo com foices acima do pescoço (auto-decapitação) - queimá-lo - enterrá-lo de cabeça para baixo - aspergir água benta sobre o cadáver - exorcismo - cortar os tendões do cadáver pelos joelhos - pintar cruzes nas portas com alcatrão - colocar lâminas debaixo das almofadas - esfregar tudo e todos com alho: ocastelodeochusbochus

terça-feira, 11 de junho de 2013

Alguns Relatos Sobre Vampiros

De todos os relatos sobre vampiros o caso mais alarmante é o de Arnold Paul, um veterano da guerra da Turquia. Ele nasceu em Medvegia, Império Austro-húngaro. Na guerra, foi atacado por um vampiro. Seguiu o vampiro até o cemitério, onde o destruiu, comeu terra da sepultura como método preventivo e, se funcionou em vida, na morte não teve efeito algum. Dom Augustine Calmet menciona em seu livro: “Arnold Paul havia contado uma história reiteradamente; ele havia sido atacado por um vampiro turco, nas imediações do bairro Cassanova, na época pertencente à Sérvia Turca. Estes que haviam sido vampiros passivos durante a vida, se tornavam activos após a morte. Arnold Paul pensou haver se curado comendo a terra da sepultura.” Ao voltar à sua cidade (1727), estabeleceu-se como agricultor. Algum tempo se passou e ele veio a falecer. Após a sua morte, vários ataques a humanos foram registrados. Paul foi visto várias vezes, e pessoas sonhavam com ele. O que torna esse caso mais interessante é a onda de vampirismo que se seguiu a ele, e a ampla documentação feita por especialistas, narrando os desdobramentos advindos, e as pessoas envolvidas. Quarenta dias após sua morte, seu corpo foi desenterrado por cirurgiões do Exército e se encontrava num estado similar à vida. A tez estava rosada e, ao ter o corpo perfurado, o sangue jorrou. Seu corpo foi estaqueado, quando soltou um forte grito. Foi em seguida decapitado e queimado. Outras quatro pessoas atacadas por ele tiveram igual fim. Algum tempo depois, vários casos de vampirismo apareceram na mesma região. O Imperador austríaco instaurou um inquérito presidido por Johannes Fluckinger, cirurgião de regimento campestre. Essa nova epidemia teve início com a morte de uma mulher de sessenta anos chamada Miliza. Logo após, mais dezassete mortes aconteceram, o que levou os oficiais médicos até lá. Essa onda de vampirismo varreu a comunidade. Uma moça de nome Stanoicka teve um pesadelo no qual era atacada por um rapaz de dezasseis anos chamado Millo. Stanoicka teve a garganta estrangulada por Millo em seu sonho, e após isso caiu enferma, morrendo logo em seguida. Possivelmente Miliza havia comido carne de uma rês morta por Arnold Paul cinco anos antes, e sua morte estava desencadeando nova onda de vampirismo. Fluckinger ordenou que os moradores desenterrassem todos os que haviam morrido durante a epidemia. Os oficiais autopsiaram os suspeitos, e para ter certeza outros corpos mortos nesse mesmo tempo e enterrados nas mesmas condições foram desenterrados e também autopsiados para proceder comparações. Dos quarenta corpos, dezassete estavam anormalmente conservados e, claro, os de Miliza, Stanoicka e Millo faziam parte destes. Os três corpos, juntamente com os restantes, pareciam estar em um estado de animação suspensa. Na autópsia, foi detectado um estado de semi-vida, total ausência de rigor mortis, pele rosada e lustrosa. Mas o mais impressionante foi o estado dos órgãos internos, irrigados de sangue e intactos, lembrando que a autópsia foi conduzida por médicos treinados e experientes. Importante lembrar também que essa história ocorreu em pleno Iluminismo, e o Império Austríaco era um dos mais avançados do mundo. Tanto foi alarmante o caso que todos os corpos em que a autópsia detectou o vampirismo foram estaqueados, decapitados e queimados por ciganos contratados. Suas cinzas foram jogadas no rio Morava. O caso teve repercussão internacional, saindo manchetes em todo o mundo. Um relatório de Fluckinger foi publicado em 1732 a mando do Imperador. A partir daí a palavra vampiro foi anexada ao vocabulário mundial. Podemos dar uma gama de explicações científicas — físicas, biológicas e médicas — para o estado dos corpos. Mas o curioso é que, por mais que essas teorias possam estar corretas, o que permanece sem explicação é o porquê de as pessoas sonharem justamente com aquelas dos corpos incorruptíveis, e morrerem logo após o sonho — e tudo em uma única aldeia, no epicentro de vários outros casos. Um outro Vampiro surgiu depois (1732), em uma aldeia a poucos quilómetros dos casos já mencionados. Peter Plogojowitz, depois da sua morte, surgiu em sonho para várias pessoas. Logo após, nove pessoas morreram de causa desconhecida, incluindo seu próprio filho. Seu corpo foi exumado. Sangue escorria pela roupa, seus olhos estavam abertos, dando a aparência de que estava apenas repousando e não morto. Foi queimado. Logo após isso, os problemas cessaram. Há um caso no Estado de Goiás, onde um homem conhecido por sua maldade e outros atributos negativos, após sua morte foi protagonista de uma série de eventos fantásticos. O coveiro informou a família que a sepultura do referido senhor havia sofrido várias rachaduras, e sons estranhos eram ouvidos. Algumas pessoas viram o defunto preambulando pela cidade. A apoteose desse relato se dá quando uma parenta do defunto escuta uma algazarra no quintal, mistura dos cacarejados das galinhas e do latido furioso dos cães, e ao abrir a janela se depara com uma cena terrificante, um ser meio homem meio animal se alimentava do sangue de uma das galinhas. Outras já haviam servido a seu banquete. Mesmo com o asco ante o que ocorria, ela consegue divisar naquele ser o seu parente de outrora. Esse fato se deu em pleno século XX. A Inglaterra também protagonizou algo semelhante. No século XII, o sangue comummente encontrado no corpo do suspeito vampiro era atribuído às suas vítimas. Um dos casos mais antigos, narrado por William de Newbury, versa sobre o corpo de um cavaleiro que ao ser exumado estava corado, e repleto de sangue, sem sinais de decomposição, apesar de parcialmente devorado (possivelmente um ato autofágico, fato este que será mais bem abordado no capítulo “Múmias, Egito e alimentação post-mortem”). Newbury chama o cavaleiro de sanguessuga, não usando o nome vampiro, desconhecido na Inglaterra naquela época. Este homem teve morte violenta ao tentar espionar sua esposa adúltera. O morto foi visto vagando pela cidade, e uma peste abateu-se sobre a comunidade. Seu corpo foi queimado, e como por milagre a epidemia desapareceu. Somente em 1823 a Inglaterra aboliu a lei que mandava estaquear os suicidas. Um fato curioso em relação ao fenómeno vampírico é a “morte violenta”, em especial o suicídio. Isso casa perfeitamente com as causas que determinam almas presas à terra após a morte. (Vide o capítulo “Viagem astral, duplo etérico e corpos sutis”). Um caso bastante curioso foi o de Johannes Cuntius. Após a morte do referido senhor, várias ocorrências estranhas tiveram vez. Ele se alimentava das vacas até exauri-las completamente de sangue. Apareceu para inúmeras pessoas, inclusive sua própria mulher. Os habitantes da cidade invadiram o cemitério e destruíram seu corpo. Após isso, as aparições e ataques cessaram. Ao que parece, o responsável pelo estado de Cuntius foi um gato que o arranhou antes de morrer. Esse relato teve a Polónia do século XVII como palco. Na Transilvânia, o professor Emil Petrovici, da cidade de Ohaba, narra a seguinte história passada em 1936: “Um Vampiro (Strigoi) se transformou em um homem jovem e bonito e uma menina jovem se apaixonou por ele. Eles estavam casados, mas a menina também quis um casamento religioso. Ele rejeitou essa idéia. Os pais dela insistiram, e assim ele concordou em ir para a igreja, mas quando saíram de lá, ele olhou de maneira estranha para a esposa, ao mesmo tempo em que arreganhou seus dentes. Ela ficou amedrontada e falou para sua a mãe sobre o ocorrido. A mãe disse, ‘não tenha medo, ele a ama’.” O certo é que o noivo foi apanhado sugando a noiva e foi atirado pela janela. Na época da Revolução Francesa um homem, Moireve, um nobre, protagonizou após sua morte uma série de ataques vampíricos. Ele havia nascido no Irã e mantido contacto com o extremo Oriente, em especial a Índia, de onde provinha sua esposa (atribui-se o seu vampirismo às origens orientais). Crianças foram suas vítimas; elas tinham marcas de ataque de vampiro. Durante décadas Moireve executou seus ataques, até que, quase um século após sua morte, seu corpo foi desenterrado, e estava em perfeito estado de conservação. Foi estaqueado e os ataques cessaram. Em 1928, em uma aldeia da Grécia, um homem chamado Andilaveris tornou-se Vampiro. Decorrida a sua morte, ele começou a aterrorizar as pessoas. Gente da comunidade, coveiros e o padre local o desenterraram e remeteram o cadáver a uma pequena ilha. Mas assim que lá chegaram, o Vampiro despertou e atacou o padre, jogando sobre ele excremento e toda a sorte de coisas pútridas, mas o grupo controlou a situação e o sepultaram na ilha deserta. Dom Augustine Calmet narra uma carta recebida de um oficial austríaco que servia na Sérvia. Nessa carta, o oficial fala a respeito de uma visita do vice-Rei a Belgrado. O motivo era um caso de vampirismo. Lá chegando, vários parentes do vampiro já haviam sido atacados por ele e mortos. O Vampiro, que havia sido enterrado três anos antes, estava atacando uma jovem moça. Seu corpo foi exumado a mando do vice-Rei. Como de costume, nos casos de Vampirismo, o corpo estava em perfeito estado. Foi esfaqueado com uma barra de ferro, e através da ferida escorreu sangue juntamente com um fluido branco. Ao ser decapitado com um machado, mais sangue esguichou. Os casos de catalepsia são uma hipótese para alguns dos corpos exumados, e dessa forma é explicada grande parte da fenomênica encontrada em cadáveres suspeitos de vampirismo. Uma história muito curiosa narrada por Montague Summers refere-se ao inquisidor geral da Espanha. Na morte do prelado, como de costume, este seria embalsamado. O processo tem início na presença de inúmeros médicos. O cirurgião fez uma incisão profunda no tórax, trazendo o coração até a abertura do corte, mas para surpresa geral o coração pulsou e o Cardeal recuperou a consciência no momento fatal, agarrando a mão do anatomista que segurava o escalpelo. O Vampiro de Highgate é um episódio bastante conhecido. Tudo começou por volta de 1967. Duas adolescentes procuraram Sean Manchester, informando que em sonhos haviam visto mortos retornando à vida, e inclusive uma delas relatou que um ser tentou entrar em seu quarto. Na mesma época, um ser imaterial foi visto vagando no cemitério, à noite, por várias pessoas. Sean Manchester preside o Vampire Reserch Society, em Londres, onde se localiza o cemitério de Highgate. Uma das adolescentes, de nome Wojdyla, desenvolveu sintomas de ataques de vampiro — isso em 1969. Ela estava com anemia, e com marcas de mordida de vampiro no pescoço. O caso do Vampiro de Highgate ganhou o grande público quando um jornal noticiou que havia um vampiro no cemitério de Highgate. Esse fato levou até o cemitério centenas de curiosos, propiciando eventos bizarros, exorcismos públicos, filmes, cerimónias satânicas, desmistificações, prisões de caça-vampiros e mais uma infinidade de coisas estapafúrdias. Mas nem por isso o caso Highgate perde seu interesse. Algum tempo depois, uma outra moça estava sendo atacada pelo vampiro, e ela procura Manchester. Em 1973, o vampiro foi localizado em uma propriedade perto do cemitério, estaqueado e exorcizado. Aparentemente, a história tivera o seu fim, só que por volta de 1980 animais foram encontrados, mortos talvez por um vampiro. Este era fruto do vampiro de Highgate; ele teve o mesmo fim do primeiro, sendo estaqueado e destruído. Relatos de atividades de vampiros surgem em todo o mundo, e alguns bem atuais, como o caso acima. No final da década de 50, o México aprovou uma lei que obrigava os pais a relatar a morte de crianças atribuída às bruxas vampira, e ao que parece a crença nelas se mantém viva até hoje. Março de 2001 — berlinense é presa após atacar várias pessoas na rua tentando sugar o sangue de seus pescoços. Ela gritava que era uma vampira sedenta. Ao ser detida, foi colocada em observação, e ali tentou beber o próprio sangue. Suas vítimas foram uma moça de vinte anos, um garçom e uma senhora de oitenta e oito anos que teve o pescoço cortado. Um caso insólito ocorreu no Brasil, e foi destaque no Mirror de Londres, em 9 de Novembro 1967: uma vampira de mini-saia foi vista na cidade de Manaus. A polícia informou que ela estava deixando a população em pânico. As pessoas que foram suas vítimas a descreveram como uma mulher loira, de mini-saia, usando meias negras. Dois pequenos furos foram encontrados no pescoço, perto da jugular, de uma criança que havia sido sua vítima. Há um relatório de que dos trinta policiais que caçavam a vampira misteriosa, dezassete abandonaram as buscas. Esta narrativa é encontrada no livro Le Livre de L' inexplicable, de Jacques Bergier. Além da narrativa, um paralelo é traçado entre a vampira do Amazonas e as antigas guerreiras amazonas. A lenda das amazonas é grega. Habitavam o Cáucaso e as fronteiras da Citia, perto do Mar Negro, justamente nas proximidades da maior parte dos casos de vampirismo, ou seja, a Grécia e os países do Leste Europeu. O explorador espanhol Francisco de Orellana foi quem descobriu o rio Amazonas, e não só o rio: ele menciona que se deparou com uma tribo de mulheres guerreiras, e então houve um combate entre espanhóis e as “amazonas”. Seria mais uma história fantástica dos descobridores não fosse um detalhe — as iamuricumá, as mulheres guerreiras que cortavam o seio direito para melhor atirar com o arco. Se for uma coincidência, é uma das maiores que já vi. Pois é idêntico ao que as amazonas gregas, de uma cultura quilómetros e séculos distante daquela das amazonas brasileiras, faziam. O relato sobre elas foi colectado pelos irmãos Orlando e Cláudio Villas Boas diretamente das tribos indígenas. A ocultista inglesa Dion Fortune menciona em seu livro Psychic Self Defense alguns casos de vampirismo. Em um deles, uma pessoa foi flagrada em ataques de necrofilia — isso teve lugar na Primeira Grande Guerra, na França. Essa pessoa foi presa, mas devido às influências de sua família foi tratada como um caso patológico. Um primo foi cuidar dele, e logo se estabeleceu uma relação entre os dois. O primo foi atacado no pescoço pelo necrófilo, que sugou o sangue do ferimento. Além disso, havia um vampiro morto, ou seja, um morto-vivo, que, para os responsáveis pelo caso, tinha iniciado o necrófilo no vampirismo. O alvo dos responsáveis foi o morto-vivo, mas como eles não tinham a localização do seu corpo, um iniciado de alto grau prendeu-o dentro de um círculo mágico e o absorveu. Ou seja, o vampiro provou a segunda morte, desligando-se o espírito da Terra. Para Dion Fortune, tratava-se de um praticante de magia negra do Leste Europeu que encontrara a morte no fronte ocidental. Devido às suas técnicas de magia, pôde continuar “vivendo” e, devido ao estado psicológico, o necrófilo era o alvo ideal. Dion Fortune compila um caso do comandante Gould (1869) a respeito dos Berberlangs das Filipinas. Essas pessoas vão até o campo mais próximo, escondem seus corpos e, saindo em astral, executam seus ataques. O senhor Skertchley (a pessoa de quem o comandante Gould citou as histórias) viu os Berberlangs entrarem em uma habitação, e, no dia seguinte, o morador estava morto sem nenhum sinal aparente. vampiro-vampir.

O que são vampiros

Vampiros são criaturas miticas que vencem a morte sugando o sangue das suas vitimas humanas. A variação mais comum retrata o vampiro como um morto que se ergue do tumulo à noite para procurar as suas vitimas adormecidas. O vampiro é um tema popular em filmes que começaram com a novela Dracula de Bram Stokers e foram acrescentando variações como a habilidade para voar, o desejo por belas mulheres que se tornam vampiros quando mordidas, medo do simbolo da cruz cristã, o medo do alho, ou das flores do alho, e morte pela luz do sol ou por um pau espetado no coração (uma morte apropriada para uma personagem baseada num guerreiro do século 15, Vlad o Impalador). Lendas de criaturas que chupam sangue são encontradas em muitas culturas ao longo da história. Uma das mais populares dos nossos dias é o chupacabra. O vampiro é tambem um tema literario popular. Existem numerosas descrições da origem, natureza, poderes, etc, dos vampiros. O que parece ser universal é a sua ligação com o medo da morte e o desejo de imortalidade. O ritual de beber sangue para vencer a morte foi praticado por muitos povos. Os Aztecas e outros, por exemplo, comiam o coração e bebiam o sangue dos captivos em cerimónias rituais para satisfazer os deuses e ganharem para eles fertilidade e imortalidade. Tambem nos ritos de Dionisius e Mithras, em que o beber sangue de animais era requerido para a busca da imortalidade. Mesmo hoje, alguns cristãos acreditam que os seus padres realizam uma transubstanciação mágica do pão e vinho no corpo e sangue de Cristo para ser comido e bebido na procura de se juntarem a Deus na vida eterna. Podemos afirmar que progredimos na nossa busca ritual de vencer a morte. Primeiro, sacrificamos humanos e bebemos o seu sangue para manter os deuses contentes, ou nos juntarmos a eles e vencer a morte. Depois substituimos os humanos por touros e outros animais para atingir o mesmo fim. Finalmente progredimos para um menu vegetariano. Mesmo assim, a verdade básica é deprimente: para vivermos, alguem ou alguma coisa tem de morrer. Se isto o liberta ou não depende, penso, do seu lugar na mesa ou em cima da mesa. Já que estamos numa de metáforas, podemos tambem notar que os vampiros se tornaram uma metáfora para os que se definem e se criam destruindo outros. Pessoas cujas vidas se centram em destruir as vidas dos outros, sugando-lhes o poder, que reduzem as suas vitimas a dependentes, teem sido chamados vampiros espirituais. Alguns dos terapistas, religiosos e gurus que aparecem no Dicionário podem ser chamados vampiros espirituais com toda a propriedade. Esta ligação entre vampirismo e a busca da imortalidade parece ter-se subordinado na literatura e nos filmes, a outros temas, como o sangue pelo sangue, e a entrada no limiar do oculto. Um sinal da deterioração cultural da nobre busca dos nossos antepassados pela imortalidade pode ser vista no sentido secundário moderno de "vampira": uma mulher que explora e arruina o seu amante. Outro exemplo da deterioração são os numerosos sites WWW sobre vampiros que apelam ao oculto ou interesses da Nova Era como a entrada no lado obscuro da realidade, ganhar poder, ou vender produtos comerciais e jogos. Aparentemente, jogos e mascaradas como vampiros não é suficiente e os cultos de "vampiros" emergiram entre alguns ocultistas. Procuram sangue para lhes dar poder, energia sexual, ou criar uma personagem baseada no medo dos outros. Ao contrário dos nossos antepassados, o seu poder não é procurado devido à ignorância e incompreensão da natureza, mas sim à ignorância e incompreensão deles mesmos. Como outros cultos, este é atractivo para os jovens e os fracos. ("5 cultistas de vampirismo envolvidos em mortes," titulo do Sacramento Bee (29, Novembro, 1996, p. A28). Os cinco são jovens de um auto-intitulado "Vampire Clan" no Kentucky. São procurados pelas mortes de Richard e Naomi Wendorf de Eustis, Florida. A filha de 15 anos das vitimas é um dos suspeitos, juntamente com o seu namorado que foi descrito por colegas como tendo-se gabado de imortalidade como vampiro.) Os que procuram força e conhecimento instantaneos, esperando que os novos poderes os levem a uma posição dominante, são atraidos pela imagem das trevas. Há alguns anos, esses "vampiros" teriam sido considerados doentes ou maus. Hoje, diz-se que teem um "estilo de vida alternativo". vampiraamorosaa.

VAMPIROS

VAMPIROS EXISTEM? Lenda Na Idade Média, os vampiros começam a fazer parte de mitos e lendas relacionadas a eventos e identidades reais ou míticos com algum fundo de verdade. Na Saga Eyrbyggja que datam do século XIII sobre a colonização da Islândia , é contado como um chefe Norman, Thorolf, retorna da sepultura para aterrorizar a população até que seu corpo é cremado. Na Rússia crenças sobre vampiros, ligados ao culto dos antepassados, como parte da persistente paganismo eslavo, deu origem a preocupação entre os missionários cristãos no século XI, como evidenciado pelos comentários do tradutor para o russo a partir de uma homilia de São Gregório Magno . Na Grécia Christian também acreditava em Vrykolakas ou tympanios atacando sua família e amigos após a morte. Na Inglaterra Walter Map em sua obra De Nugis Curialium ( 1190 ) e William de Newburgh Livro 5 da sua História Anglicarum rerum ( 1196 ) incluem histórias de vampiros tradicionais. 49 Na Espanha, na região catalã de Alt Empordà (Gerona), teve origem no século XII, uma lenda um pouco esquecido, mas talvez a coisa mais importante sobre vampiros na Península Ibérica, e é o de Conde Estruch , estrutural ou Estruga um velho defensor cavaleiro feudal do cristianismo que viveu no Castelo de Llers , destruída durante a Guerra Civil Espanhola, e que supostamente foi morto e, como resultado de uma maldição por sua supressão dos costumes pagãos que persistiram na área , ele se tornou um vampiro, aterrorizando um longo tempo, os habitantes da região, também seduzir mulheres jovens que engravidaram para dar à luz aberrações monstruosas que morreram ao nascer. 50 Além disso, na cidade de Tarragona chamado Pratdip , nome catalão significa "vampiro Prado", há a lenda dos " Mergulhos ", de cães vampiros que assolou a região e cuja figura aparece no escudo da população, bem como na retábulos uma capela vizinha dedicada à padroeira local, Santa Marina. Nesta população, há também as ruínas de um castelo que local de tradição oral atributos Onofre era a morada de Dip, outro se transformou em um lorde vampiro. 51 Na Escócia, existe uma lenda que remonta ao reinado de James VI da Escócia no século XVI , em Sawney Beane , que formou um selvagem, família incestuosa de canibais e vampiros que devastaram a área de East Lothian por 25 anos, até que foram descobertos em a caverna em que viviam e executado em Leith Walk. grupoelronoficial.org

Imagens de vampiros góticos

: elespejogotico.com

Origens do Vampirismo

Todas as Mitologias e grandes religiões concordam que a bipolaridade energética é uma constante no Universo. Sempre que existir o Bem, existirá também o Mal. Para os Gregos, no princípio era o Caos, o Ovo Primordial. Este Ovo dividiu-se em dois seguindo uma força ordenadora, Eros, formando o Céu e a Terra. Eros é a virtude atrativa que leva as coisas a se juntarem, criando a Vida. É uma força fundamental do mundo. Assegura não somente a continuidade das espécies, como a coesão interna do Cosmos. No entanto, a mesma Nuit que gerou a Terra, gerou também Tánatos - a Morte. Vida e Morte desde então são duas coisas inseparáveis para todo o sempre. O sangue é um dos símbolos da Vida. A nossa Cultura, que é gerida no aspecto religioso pela força do Cristianismo, tem no Sangue de Cristo a grande fonte de energia que move a roda de seu destino. Tomemos o relato de S. Marcos (Cap. 14 Vs. 22 a 25) "Durante a refeição, Jesus tomou o pão e, depois de o benzer, partiu-o e deu-lho, dizendo: "Tomai, isto é meu corpo". Em seguida, tomou o cálice, deu graças e apresentou-lho, e todos dele beberam. E disse-lhe: "Este é o meu sangue, o sangue da Aliança que será derramado por muitos. Em verdade vos digo, já não beberei do fruto da videira até aquele dia, em que o beberei de novo no reino de Deus". Judas era um dos que estavam sentados à mesa. Assim como Pedro, que viria a negá-lo mais tarde, com medo da morte. Porque? Porque a morte é o grande segredo de tudo. Tanto é que a essência da transmutação ensinada por Jesus está exatamente na Ressurreição. Mas para ressurgir, é necessário que se morra antes. E na ausência cósmica do Sermão da Montanha está a direção a ser seguida por aqueles que querem tomar a própria cruz e segui-lo. E os Vampiros? Os vampiros não querem nem uma coisa nem outra. Eles não querem nem morrer, nem obedecer a nenhum sermão e muito menos carregar qualquer tipo de cruz. Preferem continuar fazendo tudo para manter um estado de morte parcial e ressurreição parcial, alimentando-se com sangue humano mesmo, evidentemente de muito pior qualidade... Diz a tradição que os primeiros vampiros surgiram entre os suicidas e os criminosos condenados à morte. Ou seja, pessoas que de uma forma ou de outra tiveram seu período normal de vida interrompido brusca e violentamente. Principalmente os suicidas que se arrependeram do ato quando já não havia mais tempo de voltar atrás. E tanto os suicidas quanto os criminosos eram condenados também pelo Cristianismo. Mesmo que recebessem extrema-unção, depois de mortos não poderiam passar pela Igreja e não poderiam se enterrados em "campo santo" (normalmente os cemitérios ficavam ao lado das igrejas e eram controlados por elas. Os padres eram enterrados dentro das igrejas). Segundo a tradição, a revolta contra essa marginalização, a vontade de voltar a viver e o medo de ir para o inferno criavam uma força suficientemente capaz de fazer com que esses seres não se decompusessem, não morressem totalmente e se levantassem do túmulo, à noite, por muitos motivos. Um deles é que os homens são animais de hábitos normalmente diurnos... Mesmo assim, mesmo se protegendo na escuridão da noite e se alimentando do sangue apenas de animais domésticos e selvagens, qualquer vampiro estava condenado à extinção se não criasse condições de sobre(semi)vivência. Daí que a primeira providência instintiva de qualquer vampiro era arrumar pessoas que pudessem ajudá-lo a manter-se. Mas mesmo assim, o levante das populações enfurecidas era um perigo insuperável, com o passar do tempo. Só subsistiram aos vampiros de famílias altamente poderosas e influentes. Começaram a aparecer no final do Séc. XVI e se multiplicavam enormemente numa furiosa atividade nos séculos XVII e XVIII, principalmente nos países europeus onde era mais intenso o fervor religioso. Como já argumentamos anteriormente, esse fervor religioso inevitavelmente geraria suas grandes histórias e contradições. A Alemanha foi o país que mais sofreu com a presença dos vampiros e existem ali até hoje muitos tratados eruditos buscando a compreensão de suas atividades e a cura para seus males. No entanto, apesar da Alemanha ter tido o maior número de vítimas fatais desses seres malignos, foi na Inglaterra que surgiram os mais famosos e influentes vampiros, bem como as linhagens politicamente mais fortes e poderosas. Curiosamente, para confirmar a existência contínua da bipolaridade, foi também na Inglaterra que surgiram os maiores inimigos dos vampiros. Bem como na França e na Espanha, em menor proporção. No entanto, temos fortes razões para crer também que estas linhagens não se extinguiram até hoje. Pelo contrário, se tornaram altamente sofisticadas e suas alianças com os poderes existentes os tornaram praticamente imunes à destruição. Não podemos esquecer que, além do poder econômico, as linhagens de vampiros que conseguiram sobreviver têm ainda a oferecer aos poderes constituídos os grandes segredos de como manter pessoas - e inclusive populações inteiras - em estado de semiletargia e inconsciência. Os vampiros são especialistas competentíssimos na arte de criar, educar e manter mortos-vivos. lorddaescuridao.com